Ad unit

booked.net

Construção civil cria mais de 3 mil vagas de emprego na região de Campinas

Dados do Caged referentes às contratações para a construção civil são de janeiro a setembro
A construção civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC) gerou 3.337 novos postos de trabalho nos primeiros nove meses de 2019. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) vinculado à Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, foram realizadas 22.667 admissões entre janeiro e setembro, ante 19.440 demissões.
De acordo com a Associação das Empresas do Setor Imobiliário e da Habitação de Campinas e Região (Habicamp), o resultado reforça a retomada do mercado imobiliário e os lançamentos, após quatro anos de estagnação. Dos 20 municípios da RMC, somente três ainda estão com saldo negativo: Hortolândia (186), Paulínia (378) e Santo Antônio de Posse (19). Os destaques ficam com Campinas - maior cidade da região - que registra, até agora, saldo de 1.470 vagas abertas e Indaiatuba com 1.001.
Presidente da entidade, Francisco de Oliveira Lima Filho analisa que apesar do saldo negativo desses três municípios o setor vem se recuperando. Ele cita, como exemplos, o crescimento no número de lançamentos e no aumento de vendas de imóveis em Campinas, que é responsável por puxar o setor como um todo.
“O volume de unidades lançadas em Campinas teve alta de 92%, enquanto que as vendas entre junho de 2018 a junho de 2019 aumentaram 12,86%, segundo o número de transações imobiliárias oficiais, com registro em cartório, contra um crescimento estadual de apenas 1,55%”, menciona.
O resultado do Caged divulgado no último dia 17, entretanto, apontou que a RMC fechou 52 postos de trabalho com carteira assinada no mês de setembro. Foi o segundo mês seguido que o setor teve mais demissões que contratações. Dos 20 municípios que formam a RMC, 15 tiveram saldo positivo - três a mais em relação a agosto -, e em cinco os números de demissões superaram as contratações.
Indaiatuba foi a cidade com a maior quantidade de pessoas demitidas em setembro: 166, repetindo agosto, quando a cidade perdeu 123 postos. O mesmo desempenho negativo teve Paulínia, com 88 vagas fechadas - em agosto haviam sido 378 postos de trabalhos eliminados. Hortolândia (43), Monte Mor (14) e Santo Antônio de Posse (7) completam o grupo de cidades com redução de vagas. Campinas, que em agosto havia perdido vagas, voltou a fechar o mês no azul: saldo de 79 contratações. Cosmópolis foi a cidade com maior número de abertura de vagas no mês passado: 81.

Postar um comentário

0 Comentários