História
Cronologia
Prefeitos (em breve)
Hino
A cidade
Paulínia é um município localizado na Região Metropolitana de Campinas, interior do estado de São Paulo. Destaca-se por possuir um polo industrial-tecnológico de grande porte, localizado nas regiões norte e sudeste da cidade, e um polo cultural composto por estúdios de cinema, escolas de arte e um teatro municipal de grande porte, localizados na região sul. Possui 139 km² e sua população em 2018 foi estimada pelo IBGE em 106 776 habitantes. O município possui intenso crescimento populacional, o maior da Região Metropolitana de Campinas.
O município de Paulínia foi emancipado do município de Campinas no ano de 1964. O nome é uma homenagem a José Paulino Nogueira, um fazendeiro conhecido na região de Campinas, que emprestou seu nome à estação ferroviária ao redor da qual se desenvolveu o município.É conhecido por sediar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, centrado na Refinaria de Paulínia (Replan).
Graças ao polo industrial, Paulínia tem a sétima maior renda per capita do Brasil. O impacto negativo do polo é registrado pelos altos níveis de poluição, agravada pela grande quantidade de veículos que circulam no município, que apresenta uma frota média de 2,3 carros por domicílio, além de caminhões que servem o polo industrial.
Apesar disso, Paulínia conta com importantes locais onde a natureza encontra-se preservada ou em recuperação. Destaca-se o Terminal Turístico Luiz Pelatti, o mini-pantanal, localizado às margens da Represa do Salto Grande e onde encontra-se várias espécies animais e vegetais; o Parque Zeca Malavazzi, onde ocorre vários eventos durante o ano e utilizado pela população como ponto de encontro e lazer, e o Jardim Botânico Adelelmo Piva Júnior, local com área de 86.000 m² e estufa de 1.500 m² e que conta com 1.200 espécies de árvores, dois lagos e vários tipos de ervas medicinais.
O município é formado pela cidade de Paulínia e pelo distrito de Betel, na região leste. Paulínia faz parte do chamado Complexo Metropolitano Estendido, que ultrapassa os 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado de São Paulo inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira megalópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira
Ja começou as inscrição de balé?
ResponderExcluir