Em outubro de 2024, Paulínia registrou um aumento de 100% nas mortes no trânsito em comparação ao mesmo mês do ano anterior. A cidade teve quatro vítimas fatais em acidentes, enquanto em outubro de 2023 não houve registros de óbitos, segundo o Infosiga, banco de dados do governo de São Paulo que monitora estatísticas de segurança viária.
A Região Metropolitana de Campinas, que inclui Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia e Sumaré, contabilizou sete mortes no trânsito em outubro de 2024. Esse número supera o de 2023, quando ocorreram seis mortes. Em Monte Mor, por exemplo, houve uma morte em 2024, enquanto no ano anterior não foram registrados óbitos.
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Em Sumaré, o cenário manteve-se estável, com dois óbitos tanto em 2023 quanto em 2024. Em contraste, Hortolândia e Nova Odessa apresentaram quedas significativas nas fatalidades no trânsito. Hortolândia, que registrou três mortes em outubro de 2023, não teve nenhum óbito em 2024.
Nova Odessa também reduziu suas estatísticas, passando de um
caso fatal no ano passado para nenhum neste ano. Esses resultados sugerem que
medidas preventivas, como a melhoria na sinalização e o rigor nas operações de
trânsito, são eficazes na redução de acidentes.
Especialistas em trânsito destacam a necessidade de intensificar campanhas de conscientização e fiscalização em Paulínia e Monte Mor para mitigar riscos e preservar vidas. Melhorar a infraestrutura viária é essencial para aumentar a segurança nas rodovias e vias urbanas.
O Infosiga revela que a maioria das vítimas fatais são
pedestres, ciclistas e motociclistas, grupos que demandam atenção especial em
políticas de segurança viária. As autoridades enfatizam a importância de ações
educativas e políticas públicas que priorizem a segurança desses grupos
vulneráveis.
O envolvimento da sociedade civil, aliado à aplicação rigorosa de leis de trânsito e ao investimento em tecnologias de segurança, é crucial para tornar as cidades mais seguras para todos os usuários das vias públicas.
