Prefeitura confirma a morte de um caso suspeito de coronavírus em Paulínia

A Prefeitura de Paulínia, informou que na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde confirma a morte de um paciente considerado caso suspeito de COVID-19.

O paciente, de 73 anos, aposentado, deu entrada no Hospital Municipal de Paulínia (HMP) às 20h15, na noite de quarta-feira, 25. A família acionou o Atendimento Pré Hospitalar (APH). Durante o trajeto, o paciente entrou em parada cardio-respiratória, evoluindo para óbito às 20h40.

A Equipe Médica e de Enfermagem realizou os procedimentos técnicos necessários de reanimação e intubação oro-traqueal, de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMP.

O paciente era hipertenso, diabético e ex-fumante. Antes de acionar o APH do Hospital Municipal de Paulínia, apresentou sintomas de dor no corpo, febre e diarreia, e procurou um hospital privado em Campinas na quarta-feira, 18.O Hospital classificou como caso suspeito COVID 19, com imagem de tomografia computadorizada sugestiva. O homem foi orientado a isolamento domiciliar e quarentena.

A esposa é psicóloga, tinha história de contato com paciente proveniente dos Emirados Árabes. Ela apresentou sintomas de diarreia e náuseas, evoluindo com dor no corpo, febre e sintomas respiratórios leves. O filho é médico e trabalha na Capital e não apresenta sintomas até o momento.

O HMP solicitou exame de SWAB para investigação diagnóstico para COVD-19 do paciente falecido, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

Nota da prefeitura

Administração lamenta e se solidariza com a família e informa que a Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria Municipal de Saúde, está em permanente comunicação com os familiares.

É de extrema importância que a população siga todos as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do CoronaVírus para que possamos ter eficácia.

Reforçando os cuidados nesta quinta-feira, 26, às 15h, todo o entorno do Hospital Municipal de Paulínia será higienizado com hipoclorito de sódio, visando a desinfecção da região.

Medidas de prevenção 

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato