Instituições e ensino anunciam suspensão das atividades, serviços têm mudanças e atendimento de saúde adota novos protocolos. Acompanhe o que já é realidade nesta segunda-feira (16).
Além das medidas estaduais, governos municipais e instituições privadas adotaram mudanças nas rotinas que já são percebidas nesta segunda-feira (16) nas cidades da região de Campinas (SP). As alterações têm o objetivo de frear a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em todo o estado de São Paulo, em um único dia o número de pacientes que tiveram resultado positivo saltou de 65 para 136 neste domingo (15). A lista abaixo começa com a metrópole Campinas, que registrou o primeiro caso positivo da doença na região.
Além das medidas estaduais, governos municipais e instituições privadas adotaram mudanças nas rotinas que já são percebidas nesta segunda-feira (16) nas cidades da região de Campinas (SP). As alterações têm o objetivo de frear a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em todo o estado de São Paulo, em um único dia o número de pacientes que tiveram resultado positivo saltou de 65 para 136 neste domingo (15). A lista abaixo começa com a metrópole Campinas, que registrou o primeiro caso positivo da doença na região.
Região
- Penitenciárias: a Secretaria da Administração Penitenciária do estado (SAP) orientou que funcionários fiquem atentos a pessoas que apresentarem sintomas ou tenham viajado para locais com alto índice de infecção. Visitantes que preencherem esses critérios não poderão entrar.
- Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15): órgão suspendeu as audiências do 1º Grau no período de 16 a 27 de março, e recomenda aos magistrados que priorizem as citações e intimações por meio eletrônico, "reservando-se aos oficiais de justiça avaliadores a execução de mandados reputados urgentes."
- Tribunal de Justiça de SP: audiências não urgentes estão suspensas, assim como prazos processuais, exceto medidas urgentes, processos de réus presos e processos de menores infratores. Os magistrados vão escalonar horários de trabalho, e as horas de trabalho serão reduzidas para 6h diárias sem compensação futura. Magistradas e servidoras grávidas ou com doenças crônicas vão trabalhar de casa (home office) por 14 dias. Fluxo de público foi proibido nos prédios de 1º e 2º graus e fica suspenso o comparecimento de condenados aos fóruns do estado, unidades do Decrim e Deecrim, quando imposta obrigação nesse sentido.
- Tribunal Regional Eleitoral (TRE): todos os eventos previstos para o mês de março estão suspensos. Mantidas as sessões de julgamento,com partes e advogados. Atendimento ao eleitor será feito mediante agendamento no site. Quem tiver sintomas, deve esperar 14 dias para buscar atendimento.
Águas de Lindoia
- Escola: atividades serão gradualmente suspensas a partir desta terça (17). A partir do dia 23 a suspensão é total.
- Saúde: unidades ficam abertas, farmácias funcionam normalmente e a campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23, como anunciado pelo Ministério de Saúde. O serviço de odontologia fica parado a partir de terça, com exceção de emergências.
- Esporte: atividades e eventos esportivos da Secretaria de Esportes serão reprogramados.
- Demais secretarias: oficinas e atividades da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social ficam suspensas a partir de terça. Eventos da Secretaria de Turismo até abril serão reagendados. Funcionamento das repartições públicas permanece normal.
- Eventos: prefeitura orienta que locais com aglomeração de pessoas sejam evitados.
Campinas
- Escolas públicas e particulares: suspensão gradativa das atividades, com parada programada para 23 de março.
- Universidades e faculdades: suspensão de atividades presenciais e aulas na Unicamp, PUC, São Leopoldo Mandic, Unip, Facamp, Universidade São Francisco (USF), Esamc. No caso da Unicamp, serviços essenciais e de saúde (Caism e Hospital de Clínicas) funcionam.
- Eventos suspensos: Secretaria de Saúde da cidade determinou suspensão de todos os eventos com grande presença de público, sejam governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, religiosos e outros.
- Saúde: isolamento domiciliar de casos suspeitos e confirmados e seus contactantes
- Missas e cultos religiosos: suspensos por tempo indeterminado.
- Procon: órgão intensificou fiscalização de preços do álcool gel e máscaras. Denúncias de preços abusivos podem ser feitas pelo telefone 151.
- Câmara Municipal: sessões públicas foram canceladas até esta segunda (16). Órgão vai avaliar reuniões dos próximos dias.
Hortolândia
- Escolas da rede pública: aulas nas creches e para ensino fundamental estão mantidas, com orientação para reforço na higienização das mãos de alunos e profissionais.
- Exames eletivos suspensos: para reduzir fluxo de pessoas nas unidades, prefeitura anunciou a suspensão de exames e procedimentos eletivos até 1 de abril. São eles: ultrassom, no ambulatório de especialidades, com exceção dos obstétricos, exames de endoscopia e colonoscopia, realizados no Hospital Municipal Mário Covas.
- Eventos com aglomeração de pessoas: suspensos.
- Escolas esportivas: aulas na rede pública estão suspensas.
Sumaré
- Escolas: aulas estão mantidas e com atividades de orientação até o dia 20. Faltas de alunos serão abonadas, mediante justificativa do responsável. Fornecimento de alimentação e transporte escolar funcionam normalmente. A partir de 23 de março, todas as escolas públicas e particulares terão aulas suspensas.
- Saúde - serviços suspensos: atendimentos odontológicos, com exceção de casos urgentes, e atividades dos grupos sem risco nas unidades de saúde e Ambulatório de Especialidades.
- Saúde - unidades: todos os postos destinam vagas diárias para atendimento de casos suspeitos.
- Eventos com mais de 500 pessoas: suspensos.
- Férias suspensas: colaboradores das secretarias de Saúde, Segurança e Defesa Civil.
- Esporte e Cultura: temporariamente paralisadas
- Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI): atividades suspensas.
Indaiatuba
- Escolas: aulas acontecem normalmente na rede municipal de ensino nesta segunda (16), mas ficam suspensas a partir desta terça (17) as atividades fora das salas de aula. Faltas serão abonadas e as vagas não serão prejudicadas.
- Eventos públicos: suspensos.
- Eventos com aglomeração de pessoas: suspensos.
- Atividades das secretarias municipais: serão gradativamente suspensas até 23 de março, quando ficam totalmente paradas, conforme divulgação no site da prefeitura.
- Museus e parques: ficam fechados o Museu da Água, Bosque do Saber, área molhada do Parque da Criança, Museu Municipal Antonio Reginaldo Geiss, Biblioteca e Biblioteca Rui Barbosa e o Parque do Mirim (só nos fins de semana).
- Cultura: aulas das oficinas da Secretaria de Cultura estão suspensas temporariamente. Vagas serão mantidas.
- Esporte: aulas do programa Lazer estão suspensas por 30 dias. Aulas do Esporte Cidadão estão mantidas .
- Atendimento na prefeitura: atendimento público normal e são reforçadas as medidas de precaução contra o novo coronavírus. Atividades relacionadas à terceira idade, cursos de geração de renda e atividades externas da Secretaria de Assistência Social estão suspensas. O serviço CrasJovem está mantido.
- Saúde: danças, caminhadas, artesanatos, grupos de apoio, práticas chinesas entre outras, estão suspensas por, ao menos, 30 dias.
Americana
- Escolas: aulas suspensas gradualmente a partir desta segunda (16) e totalmente a partir do dia 23. Faltas não serão contabilizadas.
- Eventos: suspensos para públicos acima de 100 pessoas.
- Visitas: restritas em hospitais, clínicas de idosos, entre outros.
- Saúde: férias de todos os servidores da Saúde estão suspensas.
- Atividades esportivas da Prefeitura: suspensas escolinhas, treinos, autorizações e requisições de uso de espaços esportivos, além de campeonatos e competições municipais. Ginásios e campos de futebol e complexo poliesportivo estão fechados.
- Atividades culturais da Prefeitura: suspensas aulas da escola municipal de música, no Centro de Cultura e Lazer, atendimento da biblioteca municipal, sessões públicas e atividades do observatório municipal, concertos da banda municipal e orquestra sinfônica municipal.
Mogi Mirim
- Escolas: prefeitura decidiu suspender aulas na rede municipal a partir de 23 de março, mas de maneira gradual. A medida abrange: Centro Educacional Municipal de Primeira Infância (Cempis), ensino fundamental I e II e as atividades que abrangem os idosos.
- Ponto facultativo: com o feriado municipal de São José, padroeiro da cidade, na quinta-feira (19), a prefeitura determinou ponto facultativo na sexta (20).
- Eventos: atividades das secretarias municipais que envolvam aglomeração de pessoas estão canceladas.
Mogi Guaçu
- Escolas: suspensão gradual de segunda (16) a sexta (20) nas instituições de ensino da rede pública e parada total a partir do dia 23.
- Eventos públicos: suspensos.
- Atividades públicas: suspensão gradual das atividades de promoção social, esportes e cultura.
- Setor privado: prefeitura recomenda suspensão de aulas na educação básica e superior, além de eventos e atividades.
Paulínia
- Escolas: prefeitura determinou presença facultativa dos alunos nas escolas municipais.
- Eventos: cancelamento de atividades e cultos religiosos.
Vinhedo
- Escolas da rede pública: aulas e o atendimento das creches serão gradualmente suspensas a partir desta segunda (16), até a suspensão completa no dia 23 de março.
- Festa da Uva: a 58ª edição do evento foi suspensa por prazo indeterminado.
- Atividades da prefeitura: aulas das escolinhas de esportes, oficinas culturais, grupo Bem Viver e Quero Vida estão suspensas.
- Câmara Municipal: sessões acontecem sem público
- Transporte público: funciona normalmente
Valinhos
- Escolas: aulas nas escolas municipais e creches contratadas serão suspensas a partir do dia 23 por tempo indeterminado. Antes disso, faltas a partir desta segunda (16) não serão computadas.
- Eventos: prefeitura orientou que a população não frequente lugares com aglomeração, incluindo eventos culturais e religiosos. As atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) foram suspensas.
- Transporte: evitar viagens.
- Escolas: estoque de álcool gel e sabonete foi reforçado nas unidades de ensino.
Amparo
- Escolas públicas e particulares: suspensão gradativa a partir desta segunda (16) e total a partir do dia 23.
- Eventos: prefeitura recomenda a suspensão de todas as atividades culturais, sociais e esportivas que envolvam a terceira idade.
- Missas e cultos religiosos: suspensos.
Jaguariúna
- Escolas: aulas suspensas na rede municipal a partir desta segunda (16) de maneira gradual. Unidades de ensino fecham a partir do dia 23. Faltas serão abonadas. A medida se aplica para creches, Emeis, Ensino Fundamental e CEJA.
- Cultura: prefeitura cancelou a exibição do espetáculo “A Paixão de Cristo” e interrompeu a programação do Teatro Municipal.
- Eventos: grandes eventos municipais estão suspensos por tempo indeterminado.
- Saúde: atividades do Centro Dia do Idoso estão suspensas. Férias de servidores públicos dos setores de segurança pública, saúde e assistência social estão suspensas.
- Esporte: suspensão de aula e atividades oferecidas pela secretaria municipal.
Artur Nogueira
- Escolas: na rede municipal, as unidades ficam abertas para orientação dos estudantes entre esta segunda (16) e a sexta (20); faltas serão abonadas. A partir do dia 23, todas as escolas suspendem as atividades.
- Viagens: prefeitura determinou que estão suspensas as viagens de agentes políticos e servidores municipais a serviço da administração municipal. Funcionários que voltarem de viagem de locais de risco de infecção para coronavírus devem passar por avaliação.
- Biometria: suspenso o uso do equipamento nos acessos aos prédios da administração pública, sem prejuízo da adequação de outras formas de controle de acesso.
- Eventos: suspensas as atividades do Centro de Convivência da Melhor Idade. Gradualmente, também ficam suspensas as programações das secretarias Municipal de Cultura e Turismo e Esportes e Lazer. Autorizações e emissão de alvarás para eventos públicos ou privados de grande aglomeração de pessoas também não estão sendo feitos.
- Saúde: suspensos os atendimentos e atividades presenciais do Centro de Referência de Assistência Social.
Espírito Santo do Pinhal
- Escolas: aulas facultativas nas escolas municipais entre os dias 16 e 20 de março. A partir de 23 de março, aulas suspensas.
- Saúde: funcionamento normal.
- Cursos e capacitações da Prefeitura: suspensos.
- Cultura: Feira Noturna Gastronômica e Theatro Avenida estão suspensos.
- Saúde: funcionamento normal.
Estiva Gerbi
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março.
- Cultura e Esporte: Feira Noturna e atividades dos grupos da terceira idade estão suspensas
- Holambra
- Escolas: A partir de 23 de março, aulas estão suspensas.
Itapira
- Saúde: campanha "Mês da Mulher", entre 16 e 20 de março, está cancelada. Projeto Rio Limpo, em 21 de março, foi cancelado.
- Lindóia
- Cultura: evento em comemoração ao 55° aniversário de Lindóia de 22 de março foi adiado, sem nova data prevista.
Louveira
- Saúde: avaliação de câncer bucal, em 18 de março, cancelada.
- Monte Mor
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março.
- Esporte: suspensas todas as aulas das escolinhas esportivas, o uso das quadras, ginásios e campos, além das piscinas públicas, por tempo indeterminado.
Morungaba
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março.
- Esporte: atividades da Melhor Idade suspensas até o fim de março.
Pedreira
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março. Creches continuarão normalmente.
- Esporte e Cultura: todos os eventos esportivos e culturais estão suspensos.
Pinhalzinho
- Escolas: recomendação para os pais que puderem deixarem os filhos em casa; faltas serão abonadas.
Santo Antônio de Posse
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março.
- Saúde: consultas e exames de rotina cancelados, exceto ultrassons gestacionais realizados no ambulatório.
- Esporte e Cultura: todos os eventos cancelados.
Santo Antônio do Jardim
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março.
- Esporte e Cultura: programação de aniversário da cidade, em 28 e 29 de março, os eventos esportivos e as atividades da Melhor Idade estão suspensos.
Socorro
- Escolas: aulas na rede municipal seguem normalmente, mas sem a contagem de faltas.
- Tuiuti
- Escolas: aulas suspensas a partir de 23 de março.
