![]() |
Fila para retirar senha na unidade do Detran em Paulínia |
A unidade do Detran foi transferida para o piso térreo do Paulínia Shopping em setembro de 2016, enquanto isso o governo estadual iria construir outra unidade maior no piso superior do Shopping, porém o local que era apenas provisório já dura três anos, e além do ser pequeno e com poucos funcionários a demanda aumentou, pois a cidade cresceu mais de 9 mil habitantes nos três últimos anos.
Novamente em janeiro de 2018, a prefeitura de Paulínia fez uma parceria com o Detran-SP prometendo a construção do novo local e a adesão ao Ganha Tempo (projeto similar ao Poupa Tempo que permite outros serviços como RG e Carteira de Trabalho), a previsão era que as obras começassem em 90 dias e o investimento era de R$ 340 mil pelo governo estadual, na época o acordo contou inclusive com a visita da vice-presidente do Detran-SP, Neiva Doretto, porém as obras não começaram.
Pequeno e com muitas filas os usuários do local precisam ficar no corredor do shopping enquanto esperam suas senhas serem chamadas, pois não há espaço dentro da unidade, e há apenas 4 mesas de atendimento, que na maioria das vezes somente duas estão em atendimento. Além disso, o atendimento é muito lento, pois há poucos funcionários.
Em alguns casos os usuários tem esperar mais de uma hora para serem atendidos, como é o caso do Fernando Alves, motoboy de 28 anos, que precisa renovar sua carteira de motorista para continuar o trabalhando. Alves precisava entregar os documentos para finalizar o processo de renovação, porém ele já está a uma hora esperando, “Cheguei aqui e tive que pegar a maior fila para retirar a senha, agora estou a uma hora esperando chamarem a minha senha, preciso trabalhar não tenho o dia inteiro” afirmou o motorista.
Já a Regina Silva, cabeleireira de 34 anos, teve sua carteira de motorista suspensa e precisa transferir a sua CNH para Paulínia antes de resolver sobre a suspensão, ela mudou recentemente para cidade, segundo ela o atendimento é muito lento e os funcionários ficam confusos devido a demanda. “Os funcionários tem muitas pessoas para atender e acabam passando a informação errada para a gente.” afirmou Eliete, a cabeleireira ainda disse que é a terceira vez que vai ao local e eles não conseguiram resolver o problema dela, após esperar 1h30 ela vai ter que voltar outro dia.
Nota do Detran
![]() |
Nova unidade está quase pronta |