Mini Pantanal |
Paulínia ficou de fora da certificação de Município Verde Azul dada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas sete conseguiram obter o selo dos municípios paulistas que fizeram as melhores gestões ambientais durante o ano de 2016.
O certificado Verde Azul reconhece a boa gestão ambiental e garante à Prefeitura a prioridade na captação de recursos com o governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). O Ranking Ambiental do Programa do Município Verde Azul (PMVA) tem 621 cidades cadastradas e está em sua 9ª edição.
A participação dos municípios no programa Município Verde Azul é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. O ranking ambiental avalia dez itens: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Certificadas
As cidades da RMC que receberam a certificação foram Campinas, Americana, Jaguariúna, Nova Odessa, Indaiatuba, Holambra e Vinhedo. Campinas foi o destaque da região — passou do 35º lugar do ranking para a 12ª posição e teve a melhor nota, com 93,7 pontos. A pior foi Cosmópolis – caiu da 155ª para 600ª posição.
Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Itatiba, Hortolândia, Monte Mor, Artur Nogueira, Santo Antônio de Posse, Engenheiro Coelho, Pedreira, Morungaba, Valinhos e Cosmópolis ficaram de fora da lista dos 77 municípios paulistas que fizeram as melhores gestões ambientais durante o ano de 2016.
Duas vezes
Paulínia ficou na 453ª posição do ranking paulista neste ano com 9,82 pontos. Em 2015, estava na 474º lugar com uma a pontuação 14,25. Paulínia aparece no ranking do programa desde 2009 e conseguiu certificação duas vezes – em 2011, na 136ª posição com 81,57 pontos; e em 2012, no 80º lugar e pontuação 85,77.
Novo Horizonte conquistou pela segunda vez seguida o título de município com a melhor gestão ambiental de 2016 no Ranking Ambiental do Programa do Município Verde Azul – somou 98,69 pontos. Vinhedo foi a última cidade a obter o selo neste ano: ficou em 77º lugar com 80,03 pontos.
Paulínia 24 Horas Noticias