O Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, está na lista dos seis aeródromos regionais do Estado de São Paulo que entraram no pacote de concessões à iniciativa privada anunciada ontem pelo governo federal. Com investimentos de R$ 198,4 bilhões (sendo R$ 78 milhões para aeroportos regionais), o programa também prevê a concessão de portos, ferrovias e rodovias.
Além do terminal de Campinas, estão no pacote de concessão os aeródromos de Bragança Paulista, Araras, Jundiaí, Ubatuba e Itanhaém (todos, exceto o de Araras, que tem gestão municipal), são administrados atualmente pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). De acordo com o Daesp, a intenção é conceder os cinco aeroportos para uma empresa privada pelo período de 30 anos. A vencedora da licitação – ainda sem data para ser aberta, mas com expectativa de sair até o final deste ano terá de investir cerca de R$ 49 milhões nos cinco aeródromos gerenciados pelo Daesp.
Grande parte do investimento será destinada ao Campo dos Amarais e ao Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), ambos com R$ 13,5 milhões. “A empresa terá que aplicar esse valor em obras para os terminais. O recurso deverá ser usado, por exemplo, para recapear pistas, pátios e hangares”, explica o superintendente do Daesp, Ricardo Volpi.
Concessionários do aeroporto dos Amarais ouvidos, disseram que têm medo de que as taxas cobradas pelo uso do solo do terminal tenham acréscimos depois que uma empresa privada assumir o local. Segundo o superintendente do Daesp, os usuários podem ficar tranquilos porque os preços serão mantidos até o final dos contratos dos concessionários, mas “vencendo esses contratos, haverá uma nova conversa entre os usuários e a empresa que vencer a licitação” para definir valores, disse Volpi.
Ainda segundo o representante do governo estadual, a Aeroportos Brasil, atual administradora de Viracopos, poderá participar da licitação do Amarais caso tenha interesse. Apesar disso, segundo a assessoria da concessionária, esse assunto ainda não foi discutido.
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