![]() |
Assaltante é preso em ação que contou com a participação da Guarda Municipal: 345 infratores detidos em 127 flagrantes registrados no período |
Números apontam redução de criminalidade em um ano de governo de Moura Júnior
Praticamente uma pessoa acabou sendo detida a cada dia em Paulínia no período de julho do ano passado a junho deste ano. Nesse período foram detidos 345 infratores - dos quais 33 menores - em 127 flagrantes registrados pela Guarda Municipal e policias Militar e Civil. Em 32 desses casos foram apreendidas armas de fogos e em 26 encontrados algum tipo de droga. Ainda no período, foram recuperados 188 veículos que haviam sido roubados na cidade e na região.
Em um ano de governo do prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, a criminalidade reduziu de forma significativa, segundo números e estatísticas referentes a atuações táticas e administrativas. De acordo com o secretário de Segurança Cícero Brito, a meta é avançar ainda mais para garantir mais tranquilidade à população.
Um indicativo dos avanços são as estatísticas levantadas junto à Delegacia de Polícia local. Por exemplo, em julho do ano passado 21 veículos foram furtados. Este ano 18. Em julho de 2013 foram registrados 15 roubos a veículos contra sete no mesmo mês este ano. Uma redução de mais de 50%.
Os furtos em geral, incluindo residências, transeuntes, interior de veículos e outros, segundo números levantados também apresentaram queda comparado com o mesmo período do ano passado.
Combate ao tráfico
Outro ponto de destaque é o trabalho efetuado pelas forças policiais no município no combate ao tráfico. No último trimestre, de acordo com os números levantados, o porte de entorpecente apresentou queda. Em maio foram registrados 10 casos e em julho cinco.
Os flagrantes também tiveram aumento significativo. Até julho de 2013, foram registrados apenas dois. No mesmo período deste ano ocorreram 21 flagrantes, a maioria por tráfico de drogas.
Trimestre
No segundo trimestre de 2014 foram registrados 50 flagrantes em Paulínia, sendo que desses 22 foram feitos pela Guarda Municipal (GM). A corporação ainda atende atualmente mais de 50% das ocorrências registradas no município. Também no segundo trimestre foram registradas 219 ocorrências pela GM na Delegacia. No total, incluído apoio a órgãos públicos e eventos, somam-se 835 atendimentos. Em balanço realizado desde o inicio da administração Moura Junior até o mês de junho, a corporação registrou 2.817 atendimentos.
Outro ponto a destacar e que tem rendido bons frutos tem sido o trabalho em conjunto com as outras forças policiais da cidade, com a PM e Polícia Civil. O trabalho feito com o DITRAN (Divisão de Trânsito) foi intensificado. O Corpo de Bombeiros também tem contribuído de forma significativa
A PM aumentou a atuação na cidade depois que houve a troca de comando, ocorrida em 1º de abril com o Capitão Rafael Cambuí Mesquita Santos assumindo a companhia. Com a mudança foi firmada uma parceria com GM para realizar o cruzamento das estatísticas semanais, desencadeando, através desse trabalho, operações conjuntas.
Por exemplo, os casos de furtos e roubos na cidade chegavam a 30 por semana, e atualmente não passam de quatro ocorrências semanais, de acordo com dados da Secretaria de Segurança. “Estamos proporcionando mais tranquilidade à população de Paulínia”, ressaltou o Capitão PM Cambuí.
“É a integração gerando bons frutos em Paulínia, e buscando melhores soluções no combate a criminalidade”, afirmou Cícero Brito.
Outro ponto trabalhado pela Secretaria de Segurança, em conjunto com a Secretaria de Transportes do município, é a questão do fluxo quanto ao trânsito em nossa cidade, principalmente na região da ponte que dá acesso ao João Aranha, onde existe congestionamento nos horários de picos. A meta é desafogar o trânsito na região.
Portal de Paulínia