NESTE ANO SERÃO 3.320 VAGAS DISTRIBUÍDAS EM 70 CURSOS |
A Unicamp Campinas inicia nesta segunda-feira (11) inscrições para o Vestibular 2015. Inscrição poderá ser realizada até o dia 11 de setembro para os pretendentes a vaga nos cursos de graduação da universidade, que é uma das mais concorridas do País.
Serão 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos, segundo a comissão responsável pela organização. Uma das novidades é que a redação agora será realizada na segunda fase. A taxa de inscrição é de R$ 140,00 e será feita exclusivamente pela internet. Será disponibilizado o kit do vestibulando na página da instituição
As provas da primeira fase do exame serão efetuadas no dia 23 de novembro. A segunda etapa será realizada nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. De acordo com a universidade, antes da primeira fase serão feitas as provas de habilidades específicas dos cursos de Música (no período de 25 a 29 de setembro). Os outros cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão os exames práticos no período de 19 a 22 de janeiro de 2015.
O manual do candidato traz todas as informações sobre o calendário do Vestibular 2015 da Unicamp. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informou recentemente que vai beneficiar 4.566 candidatos com a isenção do pagamento da taxa do vestibular. A quantidade é maior do que no ano passado, cujo número chegou a 4.002 beneficiados. De acordo com a instituição, todos os candidatos que solicitaram a isenção, e se enquadraram nos requisitos básicos, foram contemplados.
Os estudantes podem conferir os contemplados na página da Comvest, que informará o código de isento que deve ser informado no momento da inscrição para o Vestibular 2015.
Clique aqui para pedir isenção em sua inscrição
Clique aqui para ver o kit do vestibulando
Clique aqui para ver o manual do candidato
Dicas para o Vestibulando
O Vestibular da Unicamp
A primeira fase é composta por 48 questões objetivas e duas propostas de redação, com duração e cinco horas. Na primeira fase a redação pode ser o grande diferencial, por não possuir questões tão complexas. O enunciado das questões, que são testes de múltipla escolha, não são tão complexos. Na prova da Unicamp eles não aparecem com cinco alternativas, mas quatro. A Comvest cobra os principais pontos aprendidos durante o Ensino Médio e não exige muita abstração ou cálculos gigantescos.
Antes da prova
Muitos vestibulandos se desesperam na véspera da prova e não sabem se estudam ou descansam, antes da prova é fundamental que estudante esteja descansado. Sem dúvida, os candidatos que chegarem no momento decisivo mental ou fisicamente cansados, consequentemente terão rendimento prejudicado e abaixo dos concorrentes. Lembramos que aprendizado e preparação para o vestibular é todo um processo desenvolvido durante o Ensino Médio e o ano. Não adianta querer na véspera estudar todo o conteúdo, pois vai acabar sobrecarregando e prejudicando o que já foi aprendido até agora.
A Redação
Sobre a redação da Unicamp, o estudante precisa estar preparado todos os tipos de gêneros textuais que podem ser cobrados na prova. Não adianta tentar adivinhar, é preciso estar apto e se adaptar para formatar o texto ao padrão cobrado e essa tem sido a maior dificuldade que os alunos enfrentam. Os vestibulandos também precisam seguir fielmente ao que é pedido no enunciado, para evitar fuga do tema ou anulação da redação.