A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, um alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta (7) e sábado (8), devido à atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. O órgão mobilizou o Gabinete de Crise para monitorar e responder a possíveis ocorrências.
Em Paulínia, cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas, a previsão é de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, além de chuvas intensas e possibilidade de granizo. A orientação é de atenção máxima da população e das equipes municipais de Defesa Civil, já que a força dos ventos pode causar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o encontro entre o calor pré-frontal, a frente fria e a circulação do ciclone pode provocar tempestades severas, com raios frequentes, granizo isolado e ventos extremos. Rajadas acima de 70 km/h já representam risco para estruturas e fiações, e, com velocidades próximas a 100 km/h — como previstas para a região de Campinas, o risco de danos é significativamente maior.
As chuvas previstas devem ser fortes e de curta duração, o que aumenta a possibilidade de alagamentos e enxurradas rápidas. Em algumas áreas do Estado, há risco de deslizamentos de terra e instabilidade de encostas.
Ações integradas e Gabinete de Crise
Por causa da gravidade do cenário, o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão. No sábado (8), o Gabinete de Crise será ativado para coordenar as ações de resposta, com participação de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Sabesp, ARSESP, ARTESP e concessionárias de energia e gás.
A Defesa Civil de São Paulo também atua de forma integrada com os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, que podem ser impactados pelo mesmo sistema climático.
Recomendações à população:
- Evite áreas com muitas árvores e não estacione sob galhos;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades, evite áreas abertas e contato com estruturas metálicas ou água;
- Não atravesse áreas alagadas;
- Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros);
- Para receber alertas no celular, envie o CEP por SMS para 40199.
A Defesa Civil reforça que a população de Paulínia e demais cidades da Região de Campinas deve acompanhar as atualizações pelos canais oficiais e redobrar os cuidados durante o fim de semana.
