Ad unit

booked.net

Paulínia tem a maior taxa de dengue da região

 

Os dados da secretaria de Saúde de São Paulo mostram que Paulínia tem um dos maiores números de casos de dengue da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o que equivale a mais da metade do total registrado em Campinas.

Na cidade de 108 mil habitantes, são 4.915 confirmações da doença de janeiro a maio, enquanto na metrópole, que tem mais de 1,1 milhão de moradores, o total é de 8.561 do início do ano a 13 de junho. A situação preocupa os especialistas.

O médico infectologista, Tufi Chalita, diz que o momento exige cuidado, já que a taxa de morbidade, que define o índice de portadores da doença em relação à população total estudada de um determinado local, pode ser considerada alta.

Enquanto a taxa em Campinas é de 0,7, em Paulínia o resultado é de 4,5. O panorama, portanto, eleva os riscos de casos mais graves de contaminações.

"Isso chama a atenção porque as duas cidades são muito próximas e têm uma característica climática muito parecida. Outra coisa importante é que, quanto mais casos, maior a chance de ocorrer a dengue hemorrágica", define ele.

 

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Paulínia garantiu que tem feito várias ações pra prevenir e controlar a doença. Entre elas, vistorias de imóveis, nebulização, atendimentos a denúncias e ações educativas.

Ainda conforme a Administração Municipal, a limpeza também é feita constantemente no município, mas ressaltou a importância da população colaborar, descartando lixo e entulho nos locais adequados.

 

MORTES NA REGIÃO

Neste ano, a RMC confirmou 18 mortes por dengue: sete em Americana, seis em Santa Bárbara d'Oeste, quatro em Campinas e uma em Hortolândia.

 

CUIDADOS

Medida de conhecimento de todos para acabar com a proliferação do mosquito aedes aegypti, evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos é o cuidado mais eficaz e importante para prevenir os casos da doença.

 

SINTOMAS

Os sintomas da dengue são: 

  • febre alta 
  • dores nas articulações, nos músculos, atrás dos olhos 
  • dor de cabeça 
  • náuseas 
  • perda de apetite  
  • manchas avermelhadas

Em meio à pandemia, um médico deve ser procurado.

Postar um comentário

0 Comentários