Ad unit

booked.net

Vereadores aprovam regras para previdência de novos servidores municipais

 

A Câmara de Paulínia aprovou nesta quarta-feira (13/10) mudanças na previdência de servidores do município. Quando a lei entrar em vigor, os funcionários públicos que forem admitidos a partir dessa data só poderão receber do regime próprio (gerido pela Pauliprev) o teto do regime geral: hoje R$ 6.433,57 pagos pelo INSS.

Para o servidor receber mais que esse limite, terá de fazer contribuições complementares enquanto estiver na ativa, chamadas de Regime de Previdência Complementar (RPC, uma espécie de capitalização). O Projeto de Lei Complementar 3/2021 autoriza a Prefeitura a oferecer planos de benefícios por meio de entidade fechada de previdência complementar.

O vereador Cícero Brito (MDB) ressaltou que a mudança valerá apenas para os próximos concursados: segundo o texto, os servidores já em exercício poderão escolher se querem ou não aderir ao plano. Ele também destacou que a reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019) obrigou todos os municípios a criarem a RPC até novembro de 2021.

Os vereadores aprovaram ainda a Política de Acessibilidade da Câmara Municipal, garantindo ações e políticas públicas para garantir direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A ideia, de acordo com o vereador Pedro Bernarde (Cidadania), é melhorar instalações, capacitar servidores, compartilhar experiências e promover medidas para incluir essa população, inclusive com visitas ao Legislativo.

 

COTAS RACIAIS

A servidora municipal Sarita Lanza elogiou, na Tribuna Livre, proposta aprovada na Câmara que determina cotas de 20% de negros, negras ou afrodescendentes nos quadros de cargos efetivos de órgãos municipais. Segundo ela, a medida é necessária diante de um longo histórico de desigualdades envolvendo a população negra, com reflexos até hoje.

O Projeto de Lei 151/2021 foi apresentado pelo vereador Gibi Professor (PTB). O prefeito decidiu sancionar o texto com dois vetos em determinados trechos. A decisão foi mantida pelos vereadores nesta terça-feira, e a lei das cotas deve ser publicada nos próximos dias.

 

OUTROS TEMAS

Foram apresentadas durante a 18ª Sessão Ordinária 74 Indicações (sugestões de melhorias), 64 Requerimentos (cobranças de medidas ou informações) e 40 Moções (aplausos, congratulações, apelos).

Postar um comentário

0 Comentários