Últimas notícias de coronavírus de 23 de março na região de Campinas

Primeiro dia de quarentena em Campinas (SP) e outros destaques da região. Fique por dentro e previna-se.
Começa nesta segunda-feira (23) a quarentena na cidade de Campinas (SP) por causa do novo coronavírus. As restrições decretadas pelo prefeito do município abrangem o transporte público, a entra e saída da cidade e o funcionamento do comércio. As medidas são válidas até o dia 12 de abril e poderão ser prorrogadas. Veja mais detalhes abaixo.

A Unicamp prorrogou, nesta segunda, a suspensão das atividades até o dia 30 de abril. Esta é a terceira prorrogação da universidade nos campi de Campinas, Limeira (SP) e Piracicaba (SP).

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira. As prefeitura organizaram espaços ao ar livre para evitar aglomerações. Veja mais detalhes abaixo.

Até a manhã desta segunda-feira, cinco cidades da região contabilizavam 15 casos confirmados da Covid-19. O total permanecia o mesmo do fim de semana.

Casos confirmados de Covid-19 na região


  • Campinas - 9
  • Valinhos - 3
  • Jaguariúna - 1
  • Hortolândia - 1
  • Paulínia - 1

Mortes suspeitas e internados

A Prefeitura de Pedreira (SP) investiga uma morte suspeita de novo coronavírus. A vítima é uma mulher de 74 anos e estava internada no hospital da cidade. O resultado deverá ficar pronto entre 5 e 10 dias. A cidade não registra casos positivos, mas investiga quatro suspeitos.

No Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas, uma morte suspeita de coronavírus continua em apuração. A vítima é uma mulher, moradora de Águas de Lindoia (SP), que foi transferida para Campinas no final da semana. O exame foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz e foi solicitada prioridade.

Outra morte suspeita da doença está sendo apurada pela prefeitura de Indaiatuba (SP). Uma mulher, de 42 anos, veio a óbito no dia 16 de março no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) com Síndrome Respiratória Aguda Grave. A prefeitura informou que ainda aguarda resultado do exame.

Dos nove casos confirmados até o momento em Campinas, dois pacientes estão internados em hospitais da cidade, mas em bom estado de saúde, informou a prefeitura. Uma mulher de 48 anos, que foi o caso mais complicado e precisou ficar na UTI do Hospital da PUC, tem o quadro clínico estável.

Quarentena

Com o anúncio do governador João Doria, feito neste sábado (21), que decretou quarentena por 15 dias a contar a partir de terça-feira (24) para os 645 municípios do estado de São Paulo, Campinas publicou um decreto que prolonga o período da quarentena, iniciando nesta segunda até o dia 12 de abril.

Durante o período, apenas serviços essenciais podem funcionar. Entre eles estão: serviços de saúde, assistência social e segurança, farmácias, supermercados, estabelecimentos de alimentação (com delivery), postos de combustíveis (das 7h às 19h e fechado aos domingos), restaurantes (com até 30% da capacidade máxima) e limpeza pública.

A Rede Mário Gatti, responsável pelos dois hospitais municipais (Mário Gatti e Ouro Verde) e as unidades de pronto atendimento, está adaptando alas em ambulatórios de especialidades e hospitais para atendimento de pessoas com o novo coronavírus e sintomas de gripe. Isso é possível pois as cirurgias eletivas e outros atendimentos foram cancelados.

O transporte público municipal opera com a frota mínima e a prefeitura solicita que sejam utilizados somente em extrema necessidade. Confira as linhas em operação durante o período. Nesta segunda, usuários reclamaram da lotação dos ônibus.

Indaiatuba também antecipou a quarentena estadual e fechou o comércio a partir desta segunda-feira. Serviços não essenciais terão que permanecer fechados por 30 dias. O atendimento no Paço Municipal foi alterado e o cartão de estudante está bloqueado a partir desta segunda. O cartão de idosos só tem validade das 10h às 15h e a partir de terça.

Outras medidas

A partir dessa segunda-feira, a Guarda Municipal de Campinas vai patrulhar os acessos de entrada e saída da cidade para que os moradores evitem viagens desnecessárias.

Em Águas de Lindoia, a prefeitura começou, neste domingo (22), a instalar barreiras sanitárias nos acessos à cidade para medir a temperatura corporal das pessoas que passarem pelo local.

Tendas do Exército

O HC da Unicamp iniciou a triagem de pacientes com sintomas respiratórios nas tendas do Exército. Médicos e enfermeiros realizaram uma reunião na manhã desta segunda sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) enquanto estiverem nos atendimentos nas tendas. Em Valinhos, as tendas já estão montadas, mas separação de pacientes com sintomas só começará se houver aumento na demanda.

Campanha de vacinação

Cidades da região de Campinas iniciam nesta segunda a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, direcionada a idosos e profissionais de saúde. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as prefeituras estão organizando a imunização em áreas ao ar livre, seja nas unidades básicas de saúde ou mesmo em endereços próximos, como praças e igrejas. Veja os locais organizados pelas prefeituras.

Doações de sangue

Com a pandemia de coronavírus, o Hemocentro da Unicamp está com os estoques baixos no banco de sangue. Nesta segunda, uma ação especial levou a carreta do Hemocentro até o Largo do Rosário, em Campinas. Das 8h às 12h, o veículo fica estacionado no local para reforçar a importância da doação de sangue.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato