Campinas confirma o 4º caso de coronavírus; 1º transmissão comunitária na cidade

Mulher, de 66 anos, começou a apresentar os sintomas da doença no dia 13 de março. Outros três casos já foram confirmados pela Prefeitura e 192 estão sendo investigados.

Campinas (SP) confirmou nesta sexta-feira (20) o quarto caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade. A paciente, uma mulher de 66 anos, não tem histórico de viagem e é o primeiro caso de transmissão local ou comunitária do vírus. Ela começou a apresentar os sintomas da doença no dia 13 de março, foi atendida e passa bem, em isolamento domiciliar. Outras pessoas que tiveram contato com a idosa estão sendo monitorados.

A prefeitura investiga 192 casos suspeitos no município e 39 já foram descartados até a manhã desta sexta.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que, no entanto, só tem informado detalhes de pacientes que testam positivo para a Covid-19.

Casos confirmados

O primeiro caso positivo para coronavírus em Campinas foi confirmado em 13 de março e trata-se de uma moradora da capital paulista, que estuda medicina na faculdade São Leopoldo Mandic. De acordo com a prefeitura, a aluna teria circulado pela cidade e 130 contactantes estão sob monitoramento - pelo menos dois deles foram incluídos na lista de casos suspeitos na segunda-feira (16).

Já o segundo é o de mulher de 48 anos, que viajou por vários países da Europa e retornou ao Brasil em 8 de março. Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de um caso mais grave, e a paciente está internada desde o dia 16 na UTI do Hospital PUC-Campinas. Ela apresenta quadro estável. O marido e o filho da paciente são monitorados.

O anúncio do terceiro caso positivo para coronavírus foi na quarta-feira (18). A paciente, também mulher, retornou de viagem do Canadá e apresentou sintomas da doença no dia 4 de março. Ela está em bem de saúde e em isolamento domiciliar.

Região

Além de Campinas, a Secretaria de Saúde de Valinhos (SP) confirmou nesta quinta-feira (19) que a cidade registrou os dois primeiros casos positivos do novo coronavírus. Os pacientes, uma mulher e um homem, ambos com 38 anos, tiveram contatos com pacientes que testaram positivo para o Covid-19 na capital. Segundo a pasta, os dois estão bem e em isolamento domiciliar. Na segunda-feira (16), Valinhos (SP) decretou estado de emergência por causa da doença.

Paulínia (SP) também confirmou na noite desta quinta o primeiro caso de coronavírus na cidade. Um homem, de 36 anos, mora na cidade, mas trabalha em Campinas (SP). A prefeitura anunciou uma série de medidas para restringir a aglomeração de pessoas, além de decretar situação de emergência por 180 dias.

Jaguariúna (SP) confirmou um caso positivo da doença na quarta-feira (18). O paciente é um homem de 32 anos que esteve em São Paulo para uma reunião de trabalho, entrou em contato com um caso confirmado e teve exposição a outro em investigação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato