Ad unit

booked.net

Criança vacinada morre em Limeira, região de Campinas tem 222 casos

Uma menina de 1 ano e 10 meses morreu em decorrência do sarampo na cidade de Limeira. É o primeiro caso de morte pela doença no Interior do Estado
Uma menina de 1 ano e 10 meses morreu em decorrência do sarampo na cidade de Limeira. É o primeiro caso de morte pela doença no Interior do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, a criança tinha tomado as duas doses da vacina contra a doença e especialistas classificaram a ocorrência como sendo um caso atípico. Dessa forma, o total de vítimas fatais por sarampo chega a 14 no Estado de São Paulo. Em Limeira, 30 casos da doença foram confirmados, incluindo a vítima fatal.
A morte da menina ocorreu no dia 26 de agosto, mas a causa só foi confirmada ontem pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Na ocasião, a criança foi internada com febre, tosse e chiado no peito. Houve agravamento do quadro de saúde da criança no mesmo dia da internação e, em poucas horas, ela morreu. O atestado de óbito, antes da confirmação do Instituto Adolfo Lutz, trazia morte por broncopneumonia.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que há 8.516 casos de sarampo confirmados laboratorialmente e 14 mortes. O Estado também confirma casos com base no critério clínico epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica), englobando outras 2.579 ocorrências e chegando ao total de 11.095 registros de sarampo no Estado.

RMC

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) não houve registro de mortes pela doença e o último levantamento realizado totaliza 222 casos de sarampo confirmados. Campinas lidera com 99 registros, seguida por Paulínia, com 23; Vinhedo, com 16; Indaiatuba com 15 e Valinhos com 14 casos de sarampo. Outras 11 cidades da RMC registraram também a doença.
Em Campinas, aproximadamente 85 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo neste ano. Dos 99 casos registrados de sarampo, 28 foram em menores de um ano; 22 em crianças entre 1 ano e 4 anos; cinco, em crianças entre 5 e 9 anos; três entre 10 e 14 anos; e oito entre 15 a 19 anos.
Outros 23 casos que ocorreram em Campinas foram em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; e mais oito, na faixa entre 35 e 49 anos de idade. A cidade registrou também dois casos em pessoas com idades entre 50 e 64 anos.

Vacinação

Por ser a faixa etária mais vulnerável a casos graves e óbitos, o Estado de São Paulo mantém a vacinação contra o sarampo em bebês com idade entre seis meses a menores de 12, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. Essa faixa etária representa cerca de 15,3% do total de casos registrados.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.
Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário. Há contraindicação para bebês com menos de 6 meses.
Neste mês, entre os dias 18 e 30 será realizada a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, voltada a jovens de 20 a 29 anos. A recomendação é ter, pelo menos, duas doses da vacina.

Especialistas classificam caso como exceção

O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, confirmou, por meio de nota, que foi uma situação atípica e muito rara a morte da criança. Segundo ele, a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção contra a doença. O pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, reforçou também que a morte da menina foi uma exceção. Cunha explicou que a proteção é de 98% com duas doses de vacina e que, mesmo assim, a doença pode se manifestar de forma mais leve e que a morte ocorre quando há complicações respiratórias. “O ideal é se prevenir com a vacina nestes períodos de surtos e evitar lugares fechados e aglomerados com as crianças”, recomendou.

SARAMPO NA RMC


  • Americana ...........................05
  • Artur Nogueira .....................04
  • Campinas ...........................99
  • Cosmópolis ..........................03
  • Hortolândia .........................11
  • Indaiatuba ..........................15
  • Itatiba ................................05
  • Jaguariúna ..........................11
  • Monte Mor ...........................01
  • Paulínia ...............................23
  • Pedreira ...............................01
  • S. Bárbara d'Oeste ................05
  • Santo Antônio de Posse ..........01
  • Sumaré ................................08
  • Valinhos ...............................14
  • Vinhedo ...............................16

Total: ................................222 em 16 municípios.

Postar um comentário

0 Comentários