A operação do Ministério Público com apoio da Polícia Militar em Indaiatuba, nesta quarta-feira (22), prendeu Leonício Lopes Cruz, pai do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB). Ele é suspeito de participar de um esquema de fraudes em desapropriações de imóveis feitas pela Prefeitura.
De acordo com os investigadores, o esquema funcionava da seguinte forma: os envolvidos compravam terrenos na cidade por um valor de mercado. Depois, a área era desapropriada pela administração municipal por um valor muito superior. A diferença era dividida entre os participantes do esquema, segundo a Promotoria.
O promotor público Jandir Moura Torres Neto disse que o pai de Nogueira e outros quatro suspeitos foram denunciados por crime organizado, lavagem de dinheiro e desvio de rendas públicas.
Parceria política
Reinaldo Nogueira e sua família têm grande proximidade com a cidade de Paulínia. Ele é considerado o padrinho político do pré-candidato Tuta Bosco e já esteve na cidade, em 2014, para participar de um grande encontro organizado por Tuta. O evento tinha por objetivo selar o apoio à candidatura do irmão de Reinaldo, o então candidato a deputado Rogério Nogueira.
Retribuindo a receptividade de Tuta, na ocasião o prefeito de Indaiatuba elogiou o pré-candidato paulinense e frisou que se orgulhava de ser o precursor de Tuta na política. “Me sinto imensamente honrado de ser o padrinho da mudança que a população paulinense tanto deseja. Estamos com você, Tuta Bosco”, disse na época.
Segunda Fase
Esta é uma segunda fase de uma operação que teve início no ano passado pela Promotoria com apoio da Polícia Militar. Em 5 de outubro de 2015 os policiais encontraram R$ 1,5 milhões- em notas de moeda nacional, dólares e euros- na casa do prefeito licenciado. Na ocasião, Nogueira disse que que o dinheiro era lícito. Ele continua afastado do cargo para resolver questões pessoais, informou a assessoria da Prefeitura.
Noticia 23
Tags
Noticias