Queimadas em Campinas crescem 428%


Segundo o Corpo de Bombeiros o número de queimadas em junho deste ano é cinco vezes maior do que o registrado no mesmo mês de 2013 em Campinas . Em 2014, a corporação contabilizou 148 focos de incêndio, uma incidência 428,5% superior aos 28 casos de junho do ano passado.

Os bombeiros apontam a estiagem como principal fator de aumento e garantem que a orientação à população têm sido intensificada.

O balanço do Corpo de Bombeiros aponta que, só em vegetações, foram combatidos 446 focos em 2014. Em terrenos baldios, o número de incêndios foi de 329 no ano.O volume de chuva registrado em junho deste ano em Campinas pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) foi seis vezes menor do que o ideal para o mês.

Segundo o centro, a precipitação ficou em 6,1 milímetros, enquanto que a média esperada era de 35 ml. Os seis meses do ano tiveram chuva abaixo do esperado.Nos primeiros 20 dias de julho, foram registrados 12,2 milímetros de chuva. O volume continua aquém do esperado pra época e que essa quantidade não é suficiente para abastecer as reservas da região.A média para o mês é de 43ml e, portanto, é ncessário que chova mais 30,8 ml para que o ideal para o mês fosse atingido.

As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo telefone da Defesa Civil : 199 Corpo de Bombeiros: 193 Disque-denúncia/ Prefeitura de Campinas: 156

Previsão do tempo

Há a possibilidade de chuva entre quinta (24) e sexta-feira (25) em Campinas (SP). Segundo o Cepagri, deve chover 10 milímetros durante essa precipitação. "Isso seria o suficiente para reduzir focos de queimadas, pois umedece o solo e as plantas ficam abastecidas", explicou a pesquisadora do Cepagri Ana Ávila.

                 

Portal Paulínia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato