Ad unit

booked.net

Prefeitura retira jacarés da lagoa do João Aranha e inicia o processo de revitalização do local

Prefeitura remove jacarés da lagoa do bairro João Aranha, um mês depois de ataque a cão; transferência seria primeiro passo para recuperação de área.

Um mês depois de um jacaré atacar um cachorro na lagoa do bairro João Aranha, em Paulínia, uma equipe comandada pela Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente retirou nesta quinta-feira, dia 14, os animais daquela área de lazer. Sete deles teriam sido transferidos para o Parque Ecológico Armando Müller, fechado ao público desde maio de 2014 para reformas.

A operação de resgate atraiu a atenção de pessoas e de ativistas que lutam pela revitalização da lagoa, deteriorada pelo abandono e por despejo irregular de esgotos. Foi feito até um vídeo do momento em que um dos jacarés é laçado pela equipe. Segundo “O Movimento Revitalizar – Lagoa João Aranha”, a remoção dos animais é o primeiro passo para limpar e recuperar o local.

A remoção dos jacarés foi pedida no último dia 11 de agosto pelo próprio “O Movimento Revitalizar – Lagoa João Aranha” diretamente na Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, um dia depois de o cão ser ferido pelo animal. Na ocasião do ataque, o cachorro conseguiu escapar, foi resgatado por vizinhos, levado para uma clínica veterinária e sobreviveu.

Esse teria sido o primeiro ataque de jacaré registrado na lagoa do João Aranha. Mas o episódio acendeu a luz de alerta pelo fato de haver uma creche municipal perto e de pessoas, inclusive crianças, frequentarem a área para práticas de lazer e atividade física. Os animais teriam sido soltos no local por um morador do bairro há anos e seguiram por lá até esta quinta-feira (14).

A Prefeitura foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre a remoção dos jacarés, a transferência deles para o Parque Ecológico nem sobre o plano ou cronograma de recuperação da lagoa do João Aranha. No último dia 31, uma comitiva da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente visitou o local para discutir estratégias com representantes da sociedade civil, mas nenhum anuncio foi feito até então.

Fonte: Paulínia 24 Horas Noticias

Postar um comentário

0 Comentários